Últimas tendências do UX Design, saiba quais são

Últimas tendências do UX Design

Entender as últimas tendências do UX Design é estar alinhado com o que há de mais moderno em relação a estruturas para um bom desenvolvimento de sites e landing pages, mas principalmente sobre marketing digital, colocando sua empresa em uma posição de destaque no mercado como um todo.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de ferramentas de tecnologia tem ganhado destaque, tornando-se parte do dia a dia das pessoas.

Assim, até mesmo uma empresa de tratamento de esgotos domésticos por exemplo, que oferece um serviço tão específico, consegue entender melhor seu posicionamento e como otimizar esse tipo de ação para garantir uma estratégia muito mais funcional a longo prazo.

Por conta disso, o próprio mercado teve que se reinventar, e entender que algumas mudanças seriam necessárias para lidar com o novo modelo de cliente que estava começando a surgir.

Aquele perfil mais reativo, que esperava as ações publicitárias chegarem até ele deixou aos poucos de existir, dando lugar a uma pessoa mais exigente, que deseja ter experiências recompensadoras por utilizar algum tipo de material de marca.

Alguns usuários vão ao ponto de pagar mais por um produto ou serviço, desde que saibam que a experiência final nesse tipo de interação será mais satisfatória que o normal.

Pensando nisso, o termo UX Design começou a ganhar cada vez mais destaque dentro do meio do marketing, entendendo como essa experiência pode ser desenhada e otimizada.

A área de UX (User Experience) é responsável por identificar as necessidades dos consumidores e entender como a empresa pode oferecer recursos para lidar com isso, através de uma série de elementos como:

  • Aplicativos;
  • Plataformas digitais;
  • Pontos de vendas;
  • E-commerces.

Todo o contato com o consumidor passa pelo UX Design hoje, tornando essa uma das ferramentas mais importantes para garantir um retorno satisfatório para seus clientes e usuários.

Esse contato com uma interação mais íntima, pode fazer toda a diferença para o crescimento de um negócio, como por exemplo, uma empresa de segurança do trabalho, que investe frequentemente em UX Design, pode significar uma verdadeira mudança positiva para a empresa, que conseguirá entender melhor o que seus clientes querem e esperam do serviços de segurança que ela oferece e assim se estabelecer melhor no mercado.

Principais tendências de UX Design

Agora que você conhece um pouco mais sobre o UX Design, é hora de entender quais são os itens que mais tem chamado a atenção de especialistas no mundo todo, se tornando verdadeiros pilares para esse tipo de trabalho.

É importante lembrar que cada empresa é única no mercado, e isso significa que companhias diferentes possuem focos distintos, ainda que estejam trabalhando dentro de um mesmo segmento de atuação.

Por conta disso, saber como lidar com esse tipo de ferramenta acaba se tornando fundamental para que você consiga se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo, otimizando suas chances de conversão.

O mercado passou por um importante processo de desburocratização, o que fez com que muitas novas empresas começassem a despontar e tomar espaço nos mais variados nichos.

Isso permite a criação de um sistema personalizado para lidar com todas as questões envolvendo o UX Design, otimizando a maneira como você consegue trabalhar com esse tipo de situação.

Para conseguir se destacar, muitos profissionais têm buscado esse tipo de experiência diferenciada como uma maneira de engajar-se com o público e possibilitar uma estrutura adequada de comunicação.

A experiência do usuário depende muito de tentativa e erro, e é preciso uma pesquisa intensa para você conseguir entender como utilizar esse tipo de ferramenta na melhor das capacidades para sua companhia ter uma prosperidade maior.

Personalização da experiência do UX Design

O público cada vez mais tem o desejo de ser valorizado, e de entender que é único na visão da empresa. Por conta disso, técnicas de segmentação têm ganhado muito destaque dentro do UX Design.

Para conseguir entender melhor como fazer esse tipo de ação, o primeiro passo é entender quem é o público-alvo de sua companhia. O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, enxergando e sabendo todas essas informações, mesmo que seu segmento seja extremamente específico, como por exemplo, uma empresa de bomba palito.

Essas pessoas serão a base de informações que você utilizará para criar toda a sua estratégia de marketing, mas é importante entender que existem muitas outras camadas a se abordar com relação a esse tipo de estrutura.

Isso porque o público-alvo ainda é um grupo muito grande, o que dificulta uma personalização maior de suas ações. Para conseguir esse objetivo, é preciso delimitar ainda mais suas estratégias.

Uma boa maneira de fazer isso é com o apoio da tecnologia. Hoje, muitas inteligências artificiais são altamente requisitadas por suas capacidades de absorver informações e gerar relatórios precisos, diminuindo o impacto de tempo que sua empresa levaria para ter essas informações.

Além disso, muitas empresas optam por usar uma ferramenta conhecida como persona, uma figura fictícia criada com base nas informações coletadas sobre o público, todos os negócios que existem, tem um público padrão, até mesmo uma empresa de elevador de canecas.

As personas possuem um grande foco em informações precisas e na criação de um perfil psicológico, gerando assim informações mais assertivas para tirar dúvidas e testar novas estratégias, garantindo um resultado mais expressivo em suas vendas.

Autenticação por ID

A maioria dos dispositivos modernos, como tablets e smartphones possuem ferramentas de reconhecimento biométrico, seja através de digital ou de reconhecimento facial.

Essas ferramentas cada vez mais ganham destaque no mercado, uma vez que elas otimizam o tempo de entrada ou desbloqueio nesses dispositivos, otimizando a maneira de acessar sites e plataformas de vendas.

O mundo vive hoje em uma era de velocidade, onde quanto mais rápido for o acesso a uma determinada ferramenta, melhor. Por conta disso, dispositivos que utilizam o reconhecimento como maneira de acesso acabam ganhando muito mais destaque.

A experiência do consumidor tende a ser ainda mais satisfatória quando ela é dinâmica, e a simplicidade é um dos itens mais importantes para esse tipo de ação.

Com esse tipo de ferramenta, você consegue acessar um site em questão de segundos, tornando a experiência muito melhor para o usuário final de sua empresa de digitalização de documentos.

O tempo de logins e senhas complexas está chegando ao fim, abrindo espaço para maneiras mais intuitivas de acessar diversos elementos. Quanto mais simples e rápido for esse processo, melhor.

Por conta disso, a autenticação por reconhecimento acaba sendo uma das últimas tendências do UX Design mais comentadas.

Realidade aumentada tem tudo a ver com as últimas tendências do UX Design

O conceito de realidade aumentada tem cada vez mais feito parte do dia a dia das pessoas, tornando-se uma importante ferramenta de engajamento e ampliando consideravelmente a experiência dos usuários.

As melhorias referentes à internet móvel tem possibilitado muitas empresas explorarem o potencial desse tipo de atividade, garantindo recursos mais efetivos para suas interações com o público.

A realidade aumentada nada mais é do que uma ferramenta digital que complementa as informações de um ambiente físico, utilizando imagens, conteúdo audiovisual e outros elementos digitais para melhorar a experiência de um cliente.

Através da AR, um consumidor pode pesquisar preços, quantidade em estoque e muitas outras informações diretamente em seu smartphone, sem a necessidade de aguardar o atendimento com um vendedor fisicamente.

Além disso, existem muitas atividades que podem ser realizadas junto da realidade aumentada, tornando essa uma das estruturas mais interessantes para a atualidade em termos de UX Design para uma consultoria ISO 9003.

Apesar de ainda ser muito experimental, as empresas estão começando a entender o potencial que ações de AR podem oferecer dentro de suas estratégias, e estão começando a buscar formas de aproveitar esse tipo de ferramenta em suas interações.

Criação de conteúdo

Um dos cernes da experiência do usuário é receber um conteúdo adequado para entender melhor o que uma empresa pode oferecer e quais são seus elementos principais, garantindo um retorno muito mais satisfatório para a companhia.

Com o UX Design, o foco na criação de conteúdo se torna ainda mais relevante, entendendo quais ações podem ser tomadas para otimizar a maneira como o consumidor recebe esse tipo de material.

Uma das mudanças mais recentes está na adaptação para o material mobile. Um aumento recente no uso de smartphones fez com que muitas empresas começassem a pensar em criar material voltado para esse tipo de consumo.

Considerações finais sobre as últimas tendências do UX Design

Qualquer companhia que utiliza o UX Design de forma adequada acaba ganhando um espaço muito mais adequado no mercado, garantindo uma estrutura de comunicação mais efetiva e que otimiza a maneira como você pode trabalhar seus recursos.

Assim, uma empresa de saúde ocupacional entende seu potencial de mercado, conseguindo explorar todos os recursos referentes à experiência que seus usuários terão ao entrarem em contato com a companhia, otimizando essas ações consideravelmente.

Esse tipo de estratégia acaba colocando as empresas em uma posição de autoridade muito mais relevante, tornando-as verdadeiras lideranças dentro de seus segmentos de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou dessa postagem?

Siga as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como esse:

Facebook  Instagram

Compartilhe esse conteúdo!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email
Telegram